sábado, 27 de novembro de 2010

Guerra no Rio de Janeiro?


Li sobre a declaração do sr Governador do Rio de Janeiro,Sérgio Cabral,dizendo"Isso é uma guerra. É uma guerra e guerra tem de ser enfrentada como guerra. Direitos humanos devem ser respeitados sempre, é nossa filosofia, Mas isso é uma guerra". (Sérgio Cabral, 11 de Novembro de 2007).
Sim senhor Governador,dou´lhe razão em tudo que disse ,mas o senhor há de convir que os que estão sofrendo muito e mais com isso tudo são os mais humildes ,aquela população que sofre com tudo sempre,que precisa sair de casa para o trabalho sem segurança alguma nesse momento,com os corações apertados pelo medo do que poderá acontecer .A população está com medo,sr Governador,sr Secretário de Segurança,srs responsáveis pelo Poder Público.
O sr está certo no que disse e tenho percebido o apoio que a população ,mesmo sofrendo e com medo lhe dá, e claro está  que esse apoio veio principalmente do resultado das urnas,refletindo sua atuação na gestão passada.
Como sua eleitora confio em seu modo de agir,por isso lhe dei pela segunda vez meu voto e creio todos os demais que votaram no senhor. Mas também queremos uma solução porque estamos inseguros nessa situação de guerra.
Os mais humildes,aqueles que em qualquer situação estão sempre na expectativa de melhora que nunca vem, estão sofrendo muito e seu sofrimento abala as estruturas da família e de maneira geral a insegurança que leva ao medo generalizado só piora cada dia mais .
Que fazer diante de tal situação? 
Nós, povo,população do Rio de Janeiro ,estamos a espera de uma solução e porque temos medo,temos mais  pressa.
Vamos preservar essa cidade maravilhosa ,para que continue sendo RIO,CIDADE MARAVILHOSA.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A alegria do homem torna mais longa a vida...


Recebi hoje em meu email essa mensagem ,enviado por minha filha:


"A alegria é um farol luminoso, em cujas lentes esbarram todos os pássaros da noite" (M. De Backer). É preciso vencer a tristeza para ser feliz; ela é fonte de muitos sofrimentos; muitas vezes, ela vem acompanhada do mau humor. Jamais dê guarida à tristeza e ao mau humor se você quiser ser feliz. Rejeite e expulse esses sentimentos do seu coração com um ato de vontade e de fé. A tristeza nos adoece e nos mata. A Bíblia diz que "A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida" (Eclo 30,22-26). Lance fora a tristeza; ela não é uma boa companhia. Não guarde mágoas, ira, inveja, rancores e ressentimentos, pois esses sentimentos envenenam o coração. Faça como o sol: "Se algum dia você se sentir desprezado pelas pessoas, não se aborreça. Se algum dia você perceber que não valorizam os seus esforços para melhorar, não fique aborrecido, isto só lhe faria mal. Se algum dia você se sentir rejeitado e esquecido, colocado em segundo lugar, não se aborreça, não será menor por causa disso. Se algum dia as pessoas não notarem a beleza de sua inteligência e a grandeza da sua alma, também não fique com raiva delas, você não perderá nada por causa disso. Se você se levantar todos os dias para fazer o bem aos outros, e mesmo assim ninguém lhe agradecer por isso, não fique aborrecido, você não perdeu o mérito de suas boas obras. Se você fez um belo trabalho e ninguém o parabenizou e aplaudiu, não fique frustrado, a sua obra continuará grande. Se você renova todos os dias, incansável e gratuitamente, o seu amor às pessoas, e elas não são gratas a isso, não fique triste, pois também o sol nasce todos os dias, gratuitamente, e a maioria não repara nisso. Todos os dias ele dá um grande espetáculo ao nascer, mas a maioria da plateia está dormindo e não pode aplaudi-lo". Precisamos criar em torno de nós um ambiente feliz e alegre, expulsando dele, decididamente, o mau humor, a lamentação, a acusação dos outros, etc. Especialmente o lar deve ser um lugar onde os filhos respirem um “oxigênio” puro, e gostem dele. Os psicólogos hoje advertem que muitos jovens são levados às drogas porque fogem de suas casas por não suportarem o ambiente de brigas, confusões e tristezas. Todos nós temos problemas e os teremos a vida toda. O importante é não deixá-los nos sufocar. Deus nos manda buscar e cultivar a alegria, mesmo nas horas difíceis: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus" (Fil 4, 4-7).
Muito bonito não?
Só que ,quando estamos vivendo uma situação alheia a nossa vontade,e contra a qual estamos ou somos impotentes para vencer ,o jeito é esperar com ou sem alegria.Penso mesmo ser improvável essa espera ser alegre.
No próprio texto da Bíblia encontramos: " Em todas as
circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças."Só suplicamos em situações de sofrimento e aflição! Como ser alegre ai?
Na alegria louvamos, cantamos e mostramos nossa gratidão em ações de graças.
Posso até estar errada,mas no fundo, nem tão fundo assim, creio-me certa.
Sou uma pessoa orante. Gosto de ir a igreja e rezo toda noite .Toda manhã agradeço ao Senhor por mais um dia de vida ,que seja abençoado ,assim como peço por todos que sinto necessitados de orações mesmo que as vezes nem peçam.
Mas,não costumo interpretar ao pé da letra o que está na Bíblia,porque acho que Deus fala com cada um de nós através da Palavra ,mas a cada um Ele fala o que a pessoa precisa .Então quando leio a Palavra sempre pergunto a mim mesma: o que Deus quer me falar com essas palavras para mim?
Achando embora linda a mensagem,penso que a interpretação que dei e que difere do autor,está mais correta para "Teca" , não podendo impor a mais ninguém pensar do mesmo modo.



domingo, 21 de novembro de 2010

REFLETINDO

                        
O dia nublado e feio não impede que os pássaros cantem em meu quintal..
Nosso quintal é bem pequeno,mais uma área do que propriamente quintal.
Mas acordo com o canto dos pássaros toda manhã.É lindo de verdade e essa é uma das razões que não deixaram ainda que trocássemos a casa por apartamento.Amamos nossa casa ,eu e meu marido.
Aqui tivemos muitos,inúmeros momentos de alegria e felicidade,afinal  25 anos de moradia deixa nossa alma e coração bem marcados e lembranças imensas nos dão saudades umas e vontade de que não tivessem acontecido outras.Hoje fico pensando na praticidade de mudarmos para um apartamento mais central que nos facilite chegar ao trabalho e nos colocar mais perto de mercados ,lojas ,e tudo mais que facilita principalmente o deslocamento diário .
O bairro  é excelente com pista de caminhada e como não é passagem para lugar algum temos sossego e tudo que ouço as pessoas dizerem estar a procura.
Aqui criamos nossas três queridas e daqui saíram para construírem seus lares e suas vidas.
Penso que fizemos o melhor que fomos capazes.Todas  três foram planejadas,desejadas e amadas.
Temos duas Advogadas e uma Médica, o que nos dá a sensação de dever cumprido.
Sem esquecer meu neto Pedro,o grande,enorme presente que recebemos. Uma delícia quando ele fica conosco,pela manhã entra em nosso quarto e me acorda :vovó,vovó,até que eu acordo e fico fingindo dormir para ouví-lo chamar de novo,vovó.Então abro os olhos e pergunto:você quer deitar aqui? Ele sacode a cabecinha que sim .Então o coloco entre eu e avô achando lindo o modo dele se contorcer para entrar entre nós dois.
Chamo isso de felicidade.Creio que as coisas mais simples da vida e as quais as vezes não damos o devido valor são na verdade o que faz valer a pena lutar  e vencer obstáculos.
Hoje por exemplo fui ver minha mãe,já velhinha ,andando numa cadeira de rodas,mas tão tranquila e em paz com a vida que em determinado momento ,todos conversavam,minhas irmãs e sobrinhas estavam também presentes,e eu silenciosa só observando minha mãe e pensei,quanta coisa esses olhinhos já viram .Quanta coisa já passou e presenciou minha querida mãezinha.Hoje aos 82 anos,ela as vezes esquece alguns acontecimentos mas isso é o mínimo e penso que  chegar nessa idade vendo seus filhos e os filhos destes ao redor já é uma bênção .Imagina então ver também seus bisnetos? E ela tem dois, Mateus e Pedro.
Quis escrever isso hoje porque tenho muitas vezes a ousadia de reclamar de algumas coisas ou acontecimentos esquecendo das maravilhas que possuo.
A vida vale a pena por  tudo isso e também porque é um presente de Deus e só devemos ser agradecidos
lembrando-nos de louvá-lo por tudo.
Essa semana será muito feliz ainda porque meu Príncipe Pedro vem na sexta  e fica até domingo.
Isso eu chamo de felicidade.E você,chama de que?


Google Analytics