sábado, 31 de julho de 2010

DOENÇA DE PARKINSON ,E TRATAMENTO DA PERDA DA VOZ


Li hoje um artigo publicado no Jornal Correio do Brasil ,que a doença de Parkinson pode ser detectada pela voz.

É bom saber que através da voz poderá ser diagnosticada mais cedo esse mal que acomete uma pessoa e a deixa sem pespectivas diante de um quadro que sempre nos assusta e que só com muita força e coragem sem saber mesmo de onde nos vem as duas ,conseguimos  continuar a vida depois do diagnóstico.
Minha voz começou ficar mais baixa na faixa dos 35/40 anos e nessa época já as dores no ombro e braço direitos eram quase insuportáveis tendo as vezes passado as noites em claro  qualquer posição na cama era incomoda.
Mas foi bem mais tarde,com  Parkinson já diagnosticado e o tratamento sendo feito,que perdi a voz quase totalmente.
Foi em 2008 que tomei consciencia que  as pessoas não  estavam me ouvindo bem mais. Procuramos então uma Fonoaudióloga que usou o método Lee Silverman Voice Treatment com muita eficácia.
Graças a  dedicação e capacidade profissional da Drª Denise Pistarino , que batalhou junto comigo, me incentivando nos momentos de desanimo e elogiando cada avanço  alcançado, minha voz voltou, e em uma semana de tratamento constatamos avanço que estava previsto para um mes e meio mais ou menos.
                                                          
Abaixo as bases do método.

Bases do método Lee Silverman para os transtornos da voz



No mínimo 75% dos individuos com Doença de Parkinson possuem distúrbios de fala que tornam a comunicação difícil, e aproximadamente 50% deles apresentam alterações na deglutição. A perda da comunicação limita a expressão, a confiança e interfere na qualidade de vida do indivíduo. A Doença de Parkinson gera transtornos significativos na fala, como redução da intensidade, voz monótona e pastosa.
Muitos indivíduos modificam seus hábitos, falando menos, deixando de sair de casa e tornando- se deprimidos, pela perda de confiança na sua maneira de se expressar. Esta situação pode ser minimizada por meio de um tratamento fonoaudiológico que possibilita uma melhora de fala e voz, amenizando o impacto da doença. O tratamento é chamado LSVT (Lee Silverman Voice Treatment), nome de uma paciente americana, a Sra. Lee Silverman, cuja família fez uma vultuosa doação para que se realizassem pesquisas em um método que pudesse oferecer resultados concretos e duradouros a esses paciente
Durante os 10 últimos anos o NIH-NIDCD (National Insntitutes of Health - National Institute for Deafness and Another Comunication Disorders) e o OE-DRR (Office of Education- Research) tem documentado a eficácia do método LSVT com resultados a curto e longo-prazo. Este método é a intervenção de reabilitação vocal mais pesquisada na fonoaudiologia.
O LSVT já ajudou milhares de indivíduos, melhorando sua voz e fala. A frase utilizada na divulgação do método “Minha voz está viva novamente” é usada por muitos pacientes e reflete as modificações obtidas. Com foco na função fonatória da laringe, este método promove melhorias nos subsistemas da respiração, articulação dos sons da fala e ressonância.
Uma recente comparação de pacientes atendidos com esse método e com terapia respiratória mostrou a superioridade dos resultados conseguidos com o LSVT. Além disso, estudos de imagem cerebral mostram áreas de ativação aumentadas após a administração do método, evidenciando as marcas da aprendizagem. O LSVT tem sido também aplicado em casos de paralisia de prega vocal, presbifonia( especificar) e em outras doenças neurológicas.


O método é realmente eficaz , deu resultado acima do esperado em meu caso.
Se hoje e pela voz já pode ser diagnosticado o Parkinson,isso é melhor ainda ,significando que as pessoas serão tratadas mas cedo e a possibilidadee de cura para elas poderá ser bem maior.




















4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela demonstração de coragem pois eu hj estou sem nenhuma me sentindo muito triste.
Bjs. Marcelo.

denise disse...

Vc, sua fé, seu estusiasmo pela vida,sua maneira simples de ser, seu carinho pelo próximo, seu amor pelos seus familiares e amigos, enfim, por tudo que vc É, me sinto privilegiada em poder dividir com vc nossos momentos de terapia e principalmente nossa amizade e estima.
PARABÉNS pela iniciativa!!!
Um bj grande no seu coracão
Denise

Anônimo disse...

Parabéns! A sua coragem e o seu otimismo transmitem, para todos nós, um incentivo a mais para lutar contra as adversidades.
Pergunto: Esse método fonoaudiólogo funciona também nos laringectomizados, com traqueostoma permanente?

Que Deus continue lhe abençoando, hoje e sempre!

Graça Reis disse...

Prima querida! Você é mesmo uma guerreira, surpreendente. A cada palavra sua registrada aqui vou descobrindo um pouco mais sobre você, sua luta.... determinação.. coragem para enfrentar de cabeça erguida as adversidades e ainda assim espalhar sua ternura por aqueles que Jesus coloca em nossos caminhos. Uns são anjos que nos amparam, nos auxiliam, outros nós precisamos auxiliar. Tenho encontrado em seus textos coisas tão bonitas, coisas tão suas... e que colocadas aqui podem ser de muitas outras pessoas que vivenciam essa experiência. Jesus sabe o motivo pelo qual precisamos dessas experiências e sempre está ao nosso lado... para nos amparar, para colocar no colo quando não tivermos forças para prosseguir. Desejo sinceramente que possamos conversar muito ainda, trocarmos "figurinhas" boas...dolorosas se for o caso, mas que possamos identificar a cada dia nossas afinidades e nos tornarmos sempre próximas, mesmo que virtualmente. QUE NOSSA SENHORA TE AMPARE E FORTALEÇA A CADA NOVO DIA!

Google Analytics