terça-feira, 23 de novembro de 2010

A alegria do homem torna mais longa a vida...


Recebi hoje em meu email essa mensagem ,enviado por minha filha:


"A alegria é um farol luminoso, em cujas lentes esbarram todos os pássaros da noite" (M. De Backer). É preciso vencer a tristeza para ser feliz; ela é fonte de muitos sofrimentos; muitas vezes, ela vem acompanhada do mau humor. Jamais dê guarida à tristeza e ao mau humor se você quiser ser feliz. Rejeite e expulse esses sentimentos do seu coração com um ato de vontade e de fé. A tristeza nos adoece e nos mata. A Bíblia diz que "A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida" (Eclo 30,22-26). Lance fora a tristeza; ela não é uma boa companhia. Não guarde mágoas, ira, inveja, rancores e ressentimentos, pois esses sentimentos envenenam o coração. Faça como o sol: "Se algum dia você se sentir desprezado pelas pessoas, não se aborreça. Se algum dia você perceber que não valorizam os seus esforços para melhorar, não fique aborrecido, isto só lhe faria mal. Se algum dia você se sentir rejeitado e esquecido, colocado em segundo lugar, não se aborreça, não será menor por causa disso. Se algum dia as pessoas não notarem a beleza de sua inteligência e a grandeza da sua alma, também não fique com raiva delas, você não perderá nada por causa disso. Se você se levantar todos os dias para fazer o bem aos outros, e mesmo assim ninguém lhe agradecer por isso, não fique aborrecido, você não perdeu o mérito de suas boas obras. Se você fez um belo trabalho e ninguém o parabenizou e aplaudiu, não fique frustrado, a sua obra continuará grande. Se você renova todos os dias, incansável e gratuitamente, o seu amor às pessoas, e elas não são gratas a isso, não fique triste, pois também o sol nasce todos os dias, gratuitamente, e a maioria não repara nisso. Todos os dias ele dá um grande espetáculo ao nascer, mas a maioria da plateia está dormindo e não pode aplaudi-lo". Precisamos criar em torno de nós um ambiente feliz e alegre, expulsando dele, decididamente, o mau humor, a lamentação, a acusação dos outros, etc. Especialmente o lar deve ser um lugar onde os filhos respirem um “oxigênio” puro, e gostem dele. Os psicólogos hoje advertem que muitos jovens são levados às drogas porque fogem de suas casas por não suportarem o ambiente de brigas, confusões e tristezas. Todos nós temos problemas e os teremos a vida toda. O importante é não deixá-los nos sufocar. Deus nos manda buscar e cultivar a alegria, mesmo nas horas difíceis: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus" (Fil 4, 4-7).
Muito bonito não?
Só que ,quando estamos vivendo uma situação alheia a nossa vontade,e contra a qual estamos ou somos impotentes para vencer ,o jeito é esperar com ou sem alegria.Penso mesmo ser improvável essa espera ser alegre.
No próprio texto da Bíblia encontramos: " Em todas as
circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças."Só suplicamos em situações de sofrimento e aflição! Como ser alegre ai?
Na alegria louvamos, cantamos e mostramos nossa gratidão em ações de graças.
Posso até estar errada,mas no fundo, nem tão fundo assim, creio-me certa.
Sou uma pessoa orante. Gosto de ir a igreja e rezo toda noite .Toda manhã agradeço ao Senhor por mais um dia de vida ,que seja abençoado ,assim como peço por todos que sinto necessitados de orações mesmo que as vezes nem peçam.
Mas,não costumo interpretar ao pé da letra o que está na Bíblia,porque acho que Deus fala com cada um de nós através da Palavra ,mas a cada um Ele fala o que a pessoa precisa .Então quando leio a Palavra sempre pergunto a mim mesma: o que Deus quer me falar com essas palavras para mim?
Achando embora linda a mensagem,penso que a interpretação que dei e que difere do autor,está mais correta para "Teca" , não podendo impor a mais ninguém pensar do mesmo modo.



5 comentários:

Meri Pellens disse...

"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as
circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda
a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus" Amo esse trecho das Sagradas Escrituras! Amém, que seja vida na minha vida!
Beijo na alma, Teca!

Zé Carlos disse...

Linda a mensagem enviada pela sua filha Teca, e obrigadão pela sua visita e comentário. Beijos do seu amigo Zé Carlos

Meri Pellens disse...

Olá, Teca!
Obrigada por pegar o selo. Já linkei seu blog lá na lista de parceiros também, viu?
Agradeço igualmente suas palavras. Somos duas guerreiras, né? Mais que vencedoras no Senhor!!! Que Deus abençoe você e sua família! Beijo na alma, querida Teca.

Dalva disse...

Bom dia TECA
Muito bom conhecer e aprender um pouco no seu espaço!
Gostei do email da sua filha e concordo...
Sabe minha querida..o valor de um SORRISO?
Ele é inclusive terapeutico.. experimente!
Obrigada pela visita, tenha um bom fim de semana!

Badu disse...

Alegria, Alegria é tudo que precisamos para continuarmos navegando em mares calmos, assim quando as tempestades chegarem temos combustível suficiente para ultrapassarmos as dificuldades.
Teca sua filha foi muito feliz em escolher esse tema.
Parabéns, aquele abraço

Google Analytics